Seu trabalho de movimentação de carga está com data marcada: quais são os documentos que atestam a segurança do operador e da operação? - Guindastes Cunzolo - Campinas, São José dos Campos, Sorocaba, Taubaté - SP e Três Lagoas - MS Seu trabalho de movimentação de carga está com data marcada: quais são os documentos que atestam a segurança do operador e da operação? - Guindastes Cunzolo - Campinas, São José dos Campos, Sorocaba, Taubaté - SP e Três Lagoas - MS
x
Cunzolo no Ar

Locação de Guindastes e Plataformas Aéreas

Seu trabalho de movimentação de carga está com data marcada: quais são os documentos que atestam a segurança do operador e da operação?

18/04/2019

Ao elaborar o projeto de uma operação de movimentação de carga em sua empresa, os elementos iniciais considerados são: o que preciso realizar? qual o objetivo a ser alcançado? quais são as opções de execução da operação? qual o orçamento disponível para alcançar o meu objetivo? Uma vez determinados todos esses elementos, a escolha da empresa parceira que realizará a movimentação de carga deve considerar a exigência de órgãos e normas que visam a garantir a segurança em diversos momentos da realização da atividade de movimentação de carga. Imagine ter todo esse planejamento feito, todas as horas envolvidas em estudos, reuniões preparatórias das atividades e, no dia agendado, ter que adiar por falta de algum documento?

Basicamente, toda a cadeia de atividade de movimentação de carga, ou seja, desde o momento de planejamento da operação até o momento que o guindaaste volta para a garagem necessita de documentos para, principalmente, assegurar de que tudo ocorrerá conforme planejado. Os documentos para o sucesso na operação, além dos cumprimentos das questões legais são vários.

Para começar, o trânsito de guindastes e guindautos é regulado por normas da resolução 210/06 do Contram. Todos os equipamentos que excedam os limites regulamentares definidos por esta resolução, devem obter a emissão de uma autorização especial de trânsito, a chamada AET, junto aos órgãos que detenham a circunscrição nas vias e rodovias por onde estes equipamentos deverão transitar até chegarem nos locais onde as operações ocorrerão. O requerimento da AET deve ser feito no site do DNIT.

Para que o operador possa realizar a atividade proposta com o equipamento que foi definido no planejamento, é necessário que tenha certificado específico. Este certificado atesta que o operador foi treinado para operar determinados equipamentos, por faixas de tonelagem. Caso necessário o cliente pode solicitar algum certificado de NR, como por exemplo a NR 35 para trabalho em altura. Os certificados de NRs não são padrão, mas a equipe Cunzolo busca sempre atender todos os requisitos dos nossos clientes, além de já atender os que são legais.



Para fechar a cadeia de planejamento da atividade, existem documentos que planejam e atestam a segurança da operação como um todo, como a ART - análise de risco da tarefa e o estudo de rigging.

Toda equipe Cunzolo parabeniza os engenheiros e aspirantes a engenheiros que dedicam seu tempo a elaborar operações e manter nossos equipamentos operacionais em total segurança!

A Cunzolo possui a estrutura ideal de processos de trabalho, equipamentos modernos, bem mantidos e uma equipe altamente especializada para entregar serviços de movimentação de cargas e trabalho em altura com excelência reconhecida pelo mercado há mais de 50 anos. Entre em contato, compartilhe a sua necessidade e deixe que a nossa equipe cuide de sua atividade.

Abraços da equipe Cunzolo!

Fale Conosco

X
console.log("teste ");