x
Cunzolo no Ar

Locação de Guindastes e Plataformas Aéreas

Retrospectiva 2023 - Parte 1 - Operações mais marcantes!

12/12/2023

O ano de 2023 foi repleto de fatos importantes e que representaram nosso compromisso com nossos valores e especialmente, com a inovação. Acompanhe agora a primeira parte da Cunzolo Retrospectiva 2023.

Cunzolo e as operações desafiadoras

Começamos nossa retrospectiva do ano com duas paradas de manutenção, eventos pré-definidos, realizados nos diversos segmentos industriais com o objetivo de realizar manutenções preventivas, que só ocorrem quando a unidade industrial está parada, pois como são eventos críticos, há necessidade de planejamento e isolamento da área para garantir a execução plena e segura.

Este ano foram realizadas várias paradas de manutenção, dentre elas em Três Lagoas - MS, em indústria de celulose, utilizando o guindauto Fassi F1950, e o guindaste industrial Guindaste industrial Ormig 20/25, durante a troca de prensas hidráulicas da linha de produção. Os guindautos e guindastes industriais são indicados quando há restrições de mobilidade dos equipamentos, como altura e outras possíveis interferências.

Retrospectiva 2023 Janeiro na Cunzolo

Guindauto Fassi 1950 em operação durante parada de manutenção

Retrospectiva 2023 Cunzolo Fevereiro

O guindaste industrial Ormig 20/25 na parada de manutenção da indústria de celulose em Três Lagoas/MS

Outra atividade de manutenção realizada pela equipe Cunzolo, com duração de 7 dias, contou com a participação do telescópio Tadano GS 900 em diversos içamentos, cada um com quase 10 toneladas. Um dos pontos fortes dos guindastes telescópicos é a agilidade de configuração para operação e as dimensões do equipamento quanto à extensão, pois a telescopagem é feita com a lança elevada.

Operações da Cunzolo em 2023

Lança do GS 900 em atividade de parada de manutenção

Outro excelente equipamento da frota da Cunzolo é o Guindauto Palfinger MD 45007, adquirido em 2022. Por ser articulado, é menor comparado aos outros guindastes, mas sua eficiência e tamanho permitem a abertura de sua lança enquanto a carga é içada, tornam-se mais nestas condições especiais de operações.

Cunzolo em 2023

Palfinger MD 45007 em ambiente restrito, durante operação em indústria de papel, em São Paulo

Foi a vez do guindaste rodoviário Liebherr LTM 1070- 4.2 operar na unidade Cunzolo de Três Lagoas - MS, também em em indústria de celulose. O Liebherr é um guindaste de última geração, e conta com recursos de ponta, capaz de oferecer maior eficiência em várias operações, impulsionando a produtividade.

2023 na Cunzolo

Liebherr LTM 1070-4.2 em operação em Três Lagoas/MS

As especificações deste guindaste são impressionantes; com capacidade de içamento de 70 toneladas a 2,5 metros e lança telescópica com alcance de 50 metros, chegando à altura máxima de içamento de 65 metros e raio máximo de 48 metros, possui tecnologia que calcula a velocidade de rotação ideal do motor a, minimizando tanto o consumo de combustível quanto a emissão de ruídos durante o funcionamento, além de possuir um sistema de segurança que viabiliza o processo de operação, de forma rápida e segura, possibilitando uma visão desobstruída e próxima da carga.

Sua primeira operação foi em 2019, na cidade de São José dos Campos, durante a obra de infraestrutura.

Cunzolo em ação 2023

Primeira operação do guindaste rodoviário Liebherr LTM 1070-4.2 na obra do Arco da Inovação em São José dos Campos/SP

Devido a sua versatilidade, o Liebherr consegue atuar em vários segmentos de forma eficiente. Outra operação foi o içamento de dutos e caixa d’água em indústria de manufatura, sendo utilizado o jib de 16m para atender às necessidades da operação, com altura de lança de 39,5 m a partir de raio de 40 m e contrapeso de 4,5 toneladas.

2023 - operações da Cunzolo

Liebherr LTM 1070-4.2 em operação

A dupla infalível: na operação de montagem de estruturas, os guindastes Liebherr LTM 1070 e o autopropelido GR300 executaram a montagem estruturas de aço que suportam tubos, cabos de energia, bandejas de instrumentos ou equipamentos mecânicos, com dimensões aproximadas de 26 metros e 4 toneladas de peso total.

Operações da Cunzolo que se destacaram em 2023

Guindaste Liebherr LTM 1070-4.2 e o guindaste autopropelido Tadano GR 300 operando simultaneamente

Seguimos adiante com um exemplo da extensão das atividades da Cunzolo nos mais diversos segmentos da indústria. Durante esse ano, foram realizadas operações em São José dos Campos, interior de São Paulo, no setor aeronáutico. Em uma das operações foram utilizados os guindastes:

Cunzolo e operações no ano de 2023

Ormig 45TM com uma das peças içadas durante operação no setor aeronáutico

A operação contou também com a empilhadeira Komatsu FD70 que possui capacidade de carga de 7 toneladas e elevação máxima dos garfos de até 4 metros. Por ser um equipamento mais robusto, é mais indicado para áreas abertas.

Operações na Cunzolo durante o ano de 2023

Prancha de 3 eixos utilizada durante a operação

As peças, com dimensões de 17,6 metros de comprimento, 5 metros de largura, 6,9 metros de altura e peso médio de 46.000 kg, foram transportadas com auxílio da prancha de 3 eixos. Esse equipamento é utilizado em transportes especiais de cargas pesadas e extensas, ou seja, transporte de peças de grandes dimensões, conferindo maior estabilidade e segurança.

Algumas operações podem ser longas, dependendo da periculosidade e complexidade de cada tipo de serviço. Uma das mais longas operações realizadas pela Cunzolo, também no setor aeronáutico, com duração de 60 dias, aconteceu em Maio deste ano, e contou com mais de 3 equipamentos.

O objetivo da operação foi a montagem de um simulador, sendo dividida em etapas, iniciando-se com a descarga das caixas contendo as peças do simulador. Após serem descarregadas em um hangar, as caixas foram abertas e as peças posicionadas no local de montagem.

A equipe de remoção trabalhou com três modelos de guindastes: os articulados Palfinger PK 100000 e Fassi F50 e o industrial Ormig 45, além da Empilhadeira de 7 ton e uma plataforma PEMT de 12 m.

2023 na Cunzolo

A dupla de guindastes Ormig 45 e PK 100000 em atividade de remoção industrial

Foram diversos momentos e fatos importantes para nós, para nossos clientes e para todas as pessoas que, de alguma forma, também foram alcançadas por nosso trabalho.

Gostaríamos de agradecer desde já a todos que confiaram nos 56 anos de experiência em prestação de serviços de movimentação de carga e trabalho em altura, em nossa equipe especializada e, especialmente, no nosso compromisso com as operações seguras e de sucesso.

Continue nos acompanhando pelo blog e pelas redes sociais a Cunzolo Retrospectiva 2023.

Abraços da equipe Cunzolo!

Fale Conosco

X