menu
telefones
whatsapp
whatsapp
menu

São José dos Campos

(12) 3903-9400

(12) 98110-0665

Vale do Paraíba
(12) 98110-0665

Região Campinas / Sorocaba
(19) 99600-8565

Três Lagoas - MS
(67) 99878-9400

X

Como planejar uma operao de movimentao de carga

Ao se deparar com a necessidade de executar uma atividade que demande o uso de equipamentos de içamento, trabalho em altura ou remoção industrial, muitas vezes surgem dúvidas como: qual o melhor equipamento para içar a peça? Por onde o guindaste vai entrar? Como desviar do muro que separa o armazém da área de manutenção? Tais dúvidas são comuns em ambientes industriais.

A movimentação de carga, o içamento de peças de grandes dimensões e/ou pesos e as remoções industriais requerem, muitas vezes, que um estudo prévio seja feito a fim de se alcançar o melhor resultado. No segmento da movimentação de carga, esse estudo é chamado de estudo de rigging e é executado em ambiente digital, com o uso do software AutoCad.

O planejamento de uma operação de movimentação de carga começa com o entendimento das necessidades do cliente: qual é a atividade que precisa ser executada, em quanto tempo e sob a influência de quais condições físicas.

O melhor entendimento da operação ocorre quando o técnico especialista faz a vistoria no local onde ocorrerá a operação, coletando todas as informações pertinentes, sempre com o foco no objetivo que o cliente almeja alcançar.

A Cunzolo possui um Departamento Operacional que conta com profissionais experientes no desenvolvimento dos estudos de rigging. Leandro Barbosa Cabral, um de nossos mais novos especialistas, veio de uma experiência prévia de 6 anos no setor petroquímico como rigger - conhecido como o profissional responsável pela interpretação do plano de rigging no que diz respeito às amarrações necessárias e, principalmente, por ser o sinalizador junto ao operador do guindaste no momento da execução do serviço. Leandro completou 4 anos de Cunzolo no mês de julho e após um período de 3 anos no comando das inspeções de acessórios de movimentação de cargas como cintas, correntes, assumiu o posto técnico responsável pela elaboração dos planos de rigging.

Segundo Leandro, a elaboração de um plano de rigging com excelência exige:

- a coleta de todas as informações sobre o ambiente e objetivos almejados pelo cliente,

- a troca de ideias e visões com seus colegas e

- imaginação!

Ao imaginar a operação acontecendo, compõe o cenário visitado com os guindastes, os demais equipamentos e o restante da equipe. Aliás, para Leandro, esse é o maior desafio da execução de um estudo de rigging: tornar o cenário imaginado um planejamento ideal entre as expectativas do cliente, seus objetivos, utilizando-se de menor recurso e tempo possíveis.

Planejar uma operação de movimentação de carga exige conhecimento dos equipamentos disponíveis e suas capacidades de atuação, sensibilidade para entender quais são as necessidades dos clientes e coordenar todos esses elementos em uma operação de sucesso.

Aqui na Cunzolo executamos os planos de rigging atrelados à contratação de nossa frota de guindastes, empilhadeiras e plataformas elevatórias de todos os tipos - guindastes rodoviários, autopropelidos, industriais e articulados - e também de forma exclusiva, como uma prestação de serviço autônoma.

Entre em contato com nossa equipe comercial e execute a sua operação de movimentação de carga de forma planejada e segura.

Leandro Barbosa Cabral é colaborador da Cunzolo há 4 anos. Casado, com um filho e apaixonado por guindastes, é aluno de engenharia mecânica.

Fale Conosco

Compartilhe nas redes sociais