Locação de Guindastes e Plataformas Aéreas
14/07/2020
Capa da edição de julho da revista M&T com reportagem sobre as obras em pontes e viadutos, com participação da Cunzolo.
A preocupação com a manutenção preventiva de pontes e viadutos já foi assunto diversas vezes em nossas publicações.
Desta vez a revista M&T, uma publicação especializada em tecnologia e inovação para construção e mineração, divulgou uma matéria especificamente sobre as pontes e viadutos que necessitam de manutenções preventivas ou corretivas, intitulada “Obras de arte especiais”
Logo após o incidente de janeiro de 2019 na ponte de acesso à Dutra, na marginal Tietê, o Ministério Público emitiu um parecer técnico apontando a existência de 14 pontes e viadutos, na cidade de São Paulo, com risco iminente de queda.
O engenheiro e professor Jarbas Milititsky, autor do livro ‘Patologia das Fundações’ contribuiu com visões específicas sobre o tema da conservação destas obras na matéria:
"A sociedade deve estar ciente de que as inspeções das estruturas, bem como as intervenções técnicas de manutenção e revitalização, devem ser feitas com periodicidade a partir de um prazo estabelecido, da mesma forma que uma pessoa precisa passar por exames de rotina a partir de certa idade".
"É essencial melhorar a qualidade das obras de arte e edificações antigas, com inspeções técnicas periódicas nas fundações e em toda a estrutura, primando pela conservação", defende.
Equipamentos exclusivos para manutenções e inspeções em pontes e viadutos
Cientes da importância deste tema nas obras de infraestrutura do país, a Cunzolo investiu em equipamentos que atendam às exigências de manutenção preventiva e corretiva destas obras considerando, ainda, os aspectos relevantes nestes momentos:
Segurança de colaboradores envolvidos nas atividades de inspeção e manutenção
Manter o fluxo de veículos enquanto se realizam as manutenções e inspeções
O diretor Marcos Cunzolo, durante a entrevista para a revista M&T, apontou: “A tecnologia está cada vez mais adequada a esse tipo de trabalho, o que é muito positivo”.
Nesse sentido, sua fala é direcionada à eficiência, representada pela rapidez e mobilidade de acesso: “Para inspecionar alguns metros adicionais no itinerário de uma ponte basta locomover o equipamento”.
Barin
A Barin é exclusividade da Cunzolo, sendo a única plataforma sobre caminhão existente no Brasil desenhada para trabalhar abaixo de pontes e viadutos.
A Barin é feita de alumínio aeronáutico: o cesto comporta até 150 Kg e tem espaço para até duas pessoas, respeitado o limite de peso. O cesto desce 6 metros para baixo da base e avança mais 6 metros abaixo da ponte, com raio linear de acesso de 12 metros, sendo 6 metros de cada lado.
Hiab 377 e Hiab 622
Os dois modelos de guindautos possuem cestos devidamente adaptados para a atuação em grau negativo, ou seja, a lança do guindauto é posicionada sob a ponte, para que seja feita a inspeção ou reparo. Os cestos dos guindautos são homologados, fabricados pelo próprio fabricante dos equipamentos e acompanham o grau da lança. As 3 articulações da lança permitem o acesso embaixo da estrutura da ponte, alcançando em média, 18 metros para baixo da base e, depois, em torno de mais 8 metros embaixo da base da ponte. Com alcances de lança variando entre 2,5 e 15,8 metros, altura máxima de trabalho entre 24 e 29 metros e capacidade total de 12 e 22 toneladas, os modelos da Hiab podem ser usados em diversas condições. Detalhes sobre os dois modelos são encontrados nos links abaixo:
Palfinger PA 19000
A Palfinger PA 19000 é uma outra exclusividade da Cunzolo, assim como a Barin.
Trata-se de um guindaste bi-articulado, com as seguintes características:
Cesto para duas pessoas, com capacidade total de 230 kg;
Comprimento de lança de 15,2 metros;
Controle remoto sem fio;
Alcance horizontal de 18 metros e alcance vertical de 23 metros.
Palfinger PA 19000 em operação de manutenção sob ponte.
A demanda depois da pandemia do Covid-19
O diretor Marcos Cunzolo apontou um aumento na procura destes tipos de equipamentos depois dos incidentes nas marginais de SP e assinalou que a procura se manteve depois da pandemia:
"Nos primeiros meses de quarentena o tráfego diminuiu e as concessionárias aproveitaram para fazer vistorias e reparos, já que a construção civil foi uma das atividades consideradas essenciais e não parou."
Guindaste bi-articulado Palfinger PA 19000 em operação embaixo da ponte.
Investir em produtos inovadores que trazem ganhos em produtividade é um diferencial característico da Cunzolo: há 53 anos contribuímos para o desenvolvimento do país, com segurança e eficiência.
Saúde a todos!
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