x
Cunzolo no Ar

Locação de Guindastes e Plataformas Aéreas

Equipe Cunzolo dá um show em uma operação pra lá de delicada e especial!

09/10/2020

A equipe de remoção da Cunzolo composta por Rafael Machado, Diego Alex, Paulo Cezar, Ricardo Lopes sob a supervisão de Didi de Sousa e o operador de guindaste articulado, Alan Gustavo realizaram esta semana uma operação de extrema atenção e cuidado: o içamento de uma máquina de análise oncológica.

As características delicadas da máquina içada

A atividade consistia em fazer o içamento de um equipamento que faz análise oncológica, a partir do caminhão de transporte até seu local de instalação.

Este equipamento possui as laterais de vedação e acabamento em vidro, que não poderia sofrer qualquer dano, o que causaria a condenação total da máquina.

A solução encontrada pela equipe de remoção da Cunzolo foi realizar a montagem de um aparato em “formato de gaiola” para garantir que a máquina não sofresse qualquer pressão pelas cintas de içamento e também para manter seu nivelamento durante a atividade. A máquina e o aparato de proteção somaram em torno de 900 kg.

Equipe de Remoção e Fassi F660

Equipe de remoção durante a construção da gaiola de proteção para o içamento da máquina de análise oncológica.

O nivelamento era extremamente necessário, pois devido aos seus componentes internos, todo o processo de içamento e posicionamento da máquina no local teria que acontecer com inclinação máxima de 20°ao longo de toda a movimentação; ou seja, com o mínimo de balanço e sem nenhum tipo de impacto, o que poderia comprometer a integridade da máquina.

Consideradas as características delicadas da máquina, outro desafio enfrentado pela equipe Cunzolo foi o acesso ao local de movimentação de carga: para acessar a sala onde a máquina seria instalada, o guindaste articulado foi patolado no pátio vizinho ao prédio. O desafio era a entrada estreita do portão, exigindo muita habilidade do operador Alan no posicionamento do guindauto dentro do pátio.

Vencidas as etapas cruciais de patolamento e amarrações para o içamento, a máquina foi içada por cima do muro lateral, com 9 metros de altura.

O equipamento da operação

O equipamento definido para atender todas as características da operação foi o Guindaste Articulado Fassi F660 AXP.25 JIB L516. Com apenas 2,5 metros de largura ele foi ideal para ultrapassar a largura do portão de entrada do pátio onde seria patolado para realizar a atividade.

O guindauto Fassi F660 possui uma performance invejável quando o espaço da operação está repleto de interferências ou com limitações de altura.

Possui capacidade de içamento de 16 toneladas a apenas 3,3 metros e com a lança auxiliar JIB pode alcançar de 1 a quase 5 toneladas, dependendo do estágio da lança auxiliar.

O alcance de sua lança principal é de 13,8 metros e com a lança auxiliar, ganha mais 12 metros, chegando a quase 30 metros de alcance de lança.

Para esta atividade, toda a lança foi aberta, pois o içamento foi feito por cima do muro lateral.

O seu controle remoto oferece muita segurança e maior campo de visão ao operador no momento do içamento, fazendo toda a diferença na condução da atividade.

Guindauto Fassi F660 e equipe de remoção em fase final de preparação da máquina de análise oncológica para o içamento.

Situação de risco que se apresentou durante a operação

Com todos esses detalhes e pontos de atenção descritos, mais uma circunstância se fez presente: durante a atividade a temperatura ambiente subiu muito, chegando perto dos 40° . E devido à fragilidade da máquina, a equipe de remoção teve que acelerar o processo, pois o limite de temperatura de exposição da máquina estava chegando ao seu limite.

Apesar de todas as condições, a equipe Cunzolo realizou o içamento e posicionamento da máquina com total integridade e segurança. Um verdadeiro de show de experiência, destreza e segurança! Assista ao vídeo abaixo que mostra o içamento:

Esta matéria é mais um exemplo da forma como a equipe Cunzolo trabalha, sempre considerando cada operação como única e com foco nos objetivos do cliente.

A equipe operacional é altamente qualificada para entender as necessidades de movimentação de carga e trabalhos em altura, sempre praticando as melhores soluções, com segurança e assertividade.

Excelência e segurança nas operações são uns dos pontos mais fortes praticados há mais de 50 anos: movimentamos o progresso, tocando o céu trabalhando na terra.


Abraços virtuais da equipe Cunzolo!

Fale Conosco

X
console.log("teste ");