x
Cunzolo no Ar

Locação de Guindastes e Plataformas Aéreas

As manutenções na Cunzolo

13/02/2019


Todos no setor industrial têm conhecimento da importância das manutenções em equipamentos e máquinas, pois garantem a qualidade na entrega de produtos e na prestação de serviços.

Os equipamentos e máquinas não foram feitos para durar para sempre, o que não significa que não possam durar muito mais do que se imagina. Pesquisas apontam que apenas 11% das falhas dos equipamentos estão ligados ao envelhecimento. Portanto, se houver uma estratégia de manutenção centrada em confiabilidade, 89% dos equipamentos podem ser mantidos disponíveis e confiáveis por elevados períodos de tempo.

As manutenções podem ter objetivos diversos, recebendo nomes diferentes, como: manutenção corretiva, preventiva, preditiva e detectiva. As manutenções preditiva, preventiva e detectiva se enquadram nas manutenções programadas. O controle das manutenções programadas começa a existir a partir do momento em que o equipamento ou máquina começa a operar e são definidos pelos respectivos fabricantes. É de responsabilidade do gerente de manutenção o controle do parque de máquinas e equipamentos, a fim de existir um sistema de gestão adequado.

O gráfico de curva de falhas é uma ferramenta analítica utilizada para demonstrar o ponto de falha potencial - quando o equipamento começa a apresentar desvios de performance - em relação ao ponto de falha funcional, momento em que a manutenção corretiva deve acontecer.
Nosso Departamento de Manutenção adota metodologias de gestão específicas que são baseadas nos manuais de cada tipo de equipamento, bem como na NR 12 e mantêm equipes diferentes para as manutenções em equipamentos destinados à movimentação de cargas e plataformas elevatórias. Essa divisão garante a formação de equipes especializadas nos diversos tipos de equipamentos.
Anderson Lima é o gerente do departamento de manutenção, coordenando as atividades das duas equipes. Nosso processo interno de manutenção adota as manutenções corretivas, preventivas e preditivas. Você conhece as diferenças?
Anderson nos orienta no entendimento de cada uma delas:

Imagem disponível em: https://engeteles.com.br/curva-pf/

Manutenção preditiva: tem por objetivo antecipar eventuais problemas típicos de equipamentos e máquinas e que costumam causar gastos com manutenções corretivas. Ou seja, a manutenção preditiva é vista como uma forma de trabalho adotada pela empresa ou até mesmo, como uma filosofia. Na prática, os técnicos realizam uma inspeção em determinados itens dos equipamentos, como por exemplo, mangueiras e baterias.

Na sequência, existe a Manutenção preventiva: o objetivo aqui é justamente antecipar possíveis falhas e atuar periodicamente antes do surgimento de defeitos que comprometam a prestação dos serviços. Normalmente se materializam em lubrificações, calibrações, planos de inspeção baseados nas orientações dos fabricantes dos equipamentos. Portanto, para cada tipo de equipamento, há um plano de manutenção preventiva próprio.

A Manutenção corretiva, como o próprio nome indica, tem por objetivo corrigir, restaurar ou recuperar a capacidade produtiva dos equipamentos que tenham sofrido alteração em seu funcionamento. Ou seja, a manutenção corretiva é reativa pois é acionada pela ocorrência da falha para, então, se adotar a ação que colocará o equipamento em operação novamente.

Quanto cuidado para manter os equipamentos confiáveis e disponíveis para as mais variadas operações! Acesse nosso site e encontre a solução mais adequada para sua operação de movimentação de cargas ou trabalho em altura.

Abraços da equipe Cunzolo!

Fale Conosco

X