x
Cunzolo no Ar

Locação de Guindastes e Plataformas Aéreas

A inclusão das mulheres na equipe operacional da Cunzolo

06/10/2022

Recentemente fizemos postagens mostrando o posicionamento da Cunzolo em face do tema ESG (sigla em ingês que signifca "environmental, social and governance"), que engloba aspectos de meio ambiente, social e governança nos negócios.

Percebemos um início de movimentação das empresas nesse sentido no Brasil, assunto que o editorial da revista especializada M&T abordou, focando na discussão sobre o assunto da sustentabilidade no segmento de movimentação de carga.

Essa sustentabilidade no contexto do ESG não implica somente a questão ambiental mas, sim, a capacidade de qualquer negócio operar em um futuro próximo.

Social no ESG

As questões de saúde, segurança, senso de pertencimento e propósito, responsabilidade com o cliente, a sociedade, comunidade e inclusão são os aspectos que permeiam o viés social do ESG.

Hoje vamos trazer mais uma ação concreta da Direção da Cunzolo no viés social do ESG: a inclusão de mulheres na equipe operacional da empresa.

Equipe operacional

Conheçam a Samanta Marinho da Cruz: a primeira motorista da Cunzolo São José dos Campos

Conhecendo um pouco mais sobre a Samanta

O segmento de transporte já faz parte da vida da Samanta: seu pai é motorista de transporte público na cidade de São José dos Campos há mais de 30 anos. Ela trabalha no segmento de transporte desde 2011 e como motorista de caminhão e ônibus, desde 2014. Samanta não sabe dizer ao certo quando e como surgiu sua paixão pelo segmento e brinca “acho que está no sangue!”. Ela é tão apaixonada pelo que faz que reconhece que o que a uniu ao seu marido foi esse interesse que compartilham: seu marido também é motorista operador de guindauto. Eles se conheceram na empresa de ônibus que trabalhavam, se casaram e têm uma filha de 5 anos.

O marido de Samanta foi seu maior incentivador desde o começo, a ponto de lhe dar de presente a habilitação categoria D. Aqui na Cunzolo é a sua primeira experiência com movimentação de carga e desde que foi admitida, em 03 de agosto de 2022, vem recebendo muito apoio de toda a equipe operacional.

Aliás, Samanta agradece a disposição da equipe operacional em compartilhar seus conhecimentos e contribuir para que ela se especialize cada vez mais. E comenta também que os clientes a recebem muito bem, sempre com muita atenção e respeito.

Para complementar sua formação, Samanta possui cursos de operador de guindauto, plataformas móveis elevatórias de trabalho, empilhadeira e amarração de cargas.

Equipe feminina operacional

Samanta, feliz ao lado do caminhão

A Cunzolo se posiciona e é reconhecida no mercado como uma empresa que investe em inovação e mais uma vez enxerga o futuro, com maior inclusão e equidade.

A estratégia de aliar a segurança em primeiro lugar, os equipamentos modernos e bem mantidos e uma equipe operacional especializada e bem treinada agora ganha ainda mais força com a participação de mulheres neste segmento cuja presença masculina sempre foi majoritária.

Aproveitamos a oportunidade para convidar mais mulheres que se interessem por movimentação de carga a enviarem seus currículos, participarem de nossos processos seletivos e nos ajudarem a criar e fortalecer a hashtag #apaixonadasporguindastes

E à Samanta, deixamos nosso agradecimento pela gentileza de nos contar a sua história e servir de inspiração para outras mulheres também!


Abraços da equipe Cunzolo!

Fale Conosco

X