x
Cunzolo no Ar

Locação de Guindastes e Plataformas Aéreas

A importância do tema: Amarrações

24/09/2021

A amarração da carga é de extrema importância em qualquer operação de movimentação de cargas e por esta razão é frequentemente abordada em nossas postagens.

Nosso intuito é contribuir para que todos os elementos que compõem as complexas operações de remoção e içamento de peças ou maquinários tornem-se cada vez mais conhecidas e entendidas pelos contratantes.

A visão da gestão operacional da Cunzolo preconiza que tão importante quanto a definição do equipamento correto e ideal para uma determinada operação é, também, a questão da amarração.

Isso significa que o tema da amarração está diretamente ligada ao equipamento, à peça a ser movimentada e às condições gerais da operação, todos voltados para o principal elemento: a segurança.

A segurança de todas as pessoas envolvidas, sejam elas operadores ou colaboradores do cliente. Portanto existem regras que devem ser seguidas pelos riggers, em todas as operações. O rigger é o profissional habilitado para execução da amarração e sinalização da carga nas operações de movimentação de carga.

A publicação Crane Brasil trouxe em sua última edição uma matéria específica sobre o tema de Amarrações.

Capa da última edição Crane Brasil, com destaque para o tema das Amarrações.

Nesta matéria, foram apontadas as 5 principais regras sobre as amarrações:

  1. Qualificação das pessoas

Os riggers são os profissionais habilitados a executar as amarrações e realizar as sinalizações nas operações de movimentação de carga.

  1. Inspeção de acessórios

A Inspeção de acessórios de movimentação de carga na Cunzolo é realizada pela equipe de Almoxarifado, que organiza e classifica todos os acessórios usados nos içamentos. Além disso, antes da atividade ser realizada, o rigger executa uma segunda verificação a fim de se certificar de que eles não foram danificados durante o trajeto ou preparação da operação.

  1. Carga balanceada

O chamado “Ponto de CG”, ou o centro de gravidade da peça em que a soma das forças e momentos precisa ser zero para que a peça esteja em equilíbrio. Uma carga desequilibrada pode cair ou fazer com que o guindaste tombe.

  1. Comunicação eficiente

Uma das principais atividades realizadas pelo rigger é a comunicação com o operador, comandando auxiliares ou sinalizadores sobre a visão clara da carga e sua movimentação no ambiente, observando as interferências. São utilizados sinais manuais e rádio para a comunicação entre pessoas durante a operação de içamento com guindastes.

  1. Armazenagem de acessórios

A adequada armazenagem é feita em duas etapas: assim que terminada a atividade, os acessórios são mantidos onde não possam ser danificados por condições ambientais. E depois que a equipe retorna para a Cunzolo, todos os acessórios são separados para que o Almoxarifado possa realizar a inspeção e classificação.

Percebe-se que as amarrações são atividades que demandam ciência, técnica e muito profissionalismo.

Os treinamentos da equipe Cunzolo são frequentes e sempre tratam deste assunto, acesse algumas matérias para conhecer um pouco mais sobre o assunto:

Reciclagem Sest Senat para operadores - Guindastes Cunzolo - Campinas, São José dos Campos, Sorocaba, Taubaté - SP e Três Lagoas - MS

O valor da experiência na especialização da equipe - Guindastes Cunzolo - Campinas, São José dos Campos, Sorocaba, Taubaté - SP e Três Lagoas - MS

O rigger Rafael Machado da Silva é uma referência no assunto de amarrações no içamento, pois foi ele que inspirou a criação da hashtag #apaixonadoporamarração.

Rafael tem 9 anos de experiência em movimentação de carga, todos dentro da Cunzolo.

O planejamento, a escolha dos equipamentos e a experiência da equipe de operação fazem toda a diferença na entrega de um serviço de içamento ou remoção industrial de excelência.

Entre em contato e conheça mais sobre a Cunzolo e suas soluções.

Abraços virtuais da equipe Cunzolo!

Fale Conosco

X
console.log("teste ");