Campinas

(19) 3281-0922

(19) 99600-8565

São José dos Campos

(12) 3903-9400

(12) 98110-0665

Sorocaba

(15) 3218-2614

(15) 3218-2614

Taubaté

(12) 3682-1717

(12) 3682-1717

Vale do Paraíba
(12) 98110-0665

Região Campinas / Sorocaba
(19) 99600-8565

Antes dessas máquinas potentes e tecnológicas como eram realizados os trabalhos de içamento e movimentação de grandes e pesados volumes em outros tempos?

Hoje em dia é muito comum passar pelas cidades e notar grandes lanças despontando no horizonte. Essas lanças demonstram não apenas o desenvolvimento de obras de engenharia de alta tecnologia, como indicam, também, o quanto evoluímos na capacidade de realizar os mais diversos desafios quando se pensa em grandes dimensões ou pesos extremamente excessivos.

Você sabia que a etimologia indica que "Guindaste" procede do escandinavo vindâss e que por meio das conquistas territoriais a palavra foi assimilada pelos franceses, que a chamavam de guindas (hoje, a escrita é guindeau)?

Os primeiros equipamentos foram elaborados pelos gregos, sendo que a força vinha de animais e/ou homens.

Um exemplo de guindaste antigo é o Tripastos (foto) que tinha capacidade de içar até 150 quilos

Com o desenvolvimento da humanidade os guindastes foram usados para auxiliar o carregamento e descarregamento de embarcações, os principais meios de transporte à época. Os guindastes eram construídos nos portos, com o uso de pedras para dar mais estabilidade e aumentar a capacidade de carga. Eram construídos em madeira até o início da revolução industrial, quando o ferro fundido e o aço passaram a ser as principais matérias primas da construção de máquinas e equipamentos.

Basicamente a estrutura de um guindaste é composta de lança equipada com cabos e roldanas. O que diferencia os diversos modelos atuais é a base onde são montados, podendo ser fixados no chão ou montados em chassis de veículos.

Dependendo do tipo de necessidade a ser atendida, haverá um tipo de guindaste ideal. No caso de obras onde se precisa atingir altura elevada, a grua é o equipamento. Trata-se de um guindaste que mantém sua concepção inicial sem grandes alterações até o dia de hoje.

Já os guindastes que fazem parte da frota da Cunzolo são os montados em chassis específicos, tais como os guindastes articulados, guindastes autopropelidos, guindastes industriais e os guindastes rodoviários. Esses equipamentos são muito utilizados em obras civis, descarga de maquinário em indústrias, montagem de estruturas, movimentação de tanques, peças, silos, carregamento para transporte de grandes peças, dentre outras aplicações.

A evolução tecnológica aplicada às antigas concepções de içamento e transporte trazem melhorias que garantem a segurança das operações. Itens de inovação como controles remotos, propiciam o controle do guindaste à distância, até mesmo o controle do guindaste a partir do cesto acoplado.

As capacidades de carga e alcance em altura alinhadas às dimensões dos novos equipamentos, permitem as mais variadas aplicações, desde terrenos irregulares até ambientes restritos ou repletos de interferências. As possibilidades de uso que propiciam ganho de tempo considerável nas mais diversas operações são inúmeras!

Portanto, se há alguma necessidade de carregar, descarregar, transportar, montar, desmontar, trabalhar em altura entre em contato com a nossa equipe para o dimensionamento do melhor equipamento!

Abraços da equipe Cunzolo!

Entre em contato conosco