menu
telefones
whatsapp
whatsapp
menu

São José dos Campos

(12) 3903-9400

(12) 98110-0665

Vale do Paraíba
(12) 98110-0665

Região Campinas / Sorocaba
(19) 99600-8565

Três Lagoas - MS
(67) 99878-9400

X

Muito alm do que determina a lei, o comportamento seguro vem de casa.

As normas trabalhistas e as regras que prescrevem o uso de EPI - como as NRs 6, 20 e 35 - se apoiam na definição básica do termo. E você, sabe o que significa a sigla EPI?

EPI é a sigla para Equipamento de Proteção Individual e é todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador com o intuito de protegê-lo dos riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.

Agora que já se definiu o conceito, vamos aplicá-lo ao nosso segmento de atuação: nossos colaboradores trabalham diretamente ou indiretamente com guindastes, plataformas sobre caminhões, empilhadeiras, plataformas elevatórias e demais equipamentos de apoio, como cavalos mecânicos ou carretas. Todos esses são equipamentos pesados e de grande porte, portanto, qualquer um que esteja por perto, deve se proteger. Para nosso pessoal de campo, a lista de EPIs é composta de: capacete, bota de segurança, luva de raspa, protetor auricular, óculos de segurança e cinto paraquedista para os trabalhos em altura.

Esse é o nosso conceito de segurança: nenhum colaborador ou visitante pode circular por nossa garagem ou pátio sem o uso de EPI.

A gestão dos equipamentos de proteção individual é feita de forma pessoal, por colaborador e se inicia com a contratação. O treinamento é aplicado no primeiro dia de trabalho, sendo apontadas as datas de validade dos EPIs na ficha de controle do colaborador.

André Luiz Ferreira é Assistente de Segurança do Trabalho e responsável por essa gestão: Não temos uma rotatividade grande de colaboradores: a maioria deles são funcionários antigos, então, eles já têm esse conhecimento. Não chegam no cliente para aprender coisa nova em relação ao EPI. Eles já saem daqui preparados para o trabalho!

E quando temos que movimentar cargas e ou trabalhar em altura em situações específicas de operação, assimilamos as regras de segurança do site para que o foco seja o trabalho em si. É o que acontece, por exemplo, quando nossa equipe precisa operar em ambientes de risco de contaminação química por inalação: o EPI necessário, nesses casos, é o respirador.

O EPI reduz a influência dos riscos derivados das atividades e na Cunzolo buscamos atingir a meta acima do que especifica a norma. Segurança é inegociável!

Abraços da equipe Cunzolo!

André Luiz Ferreira é colaborador da Cunzolo há 6 anos e meio. Considera que seu conhecimento sobre segurança no trabalho foi desenvolvido aqui, ao lado do Técnico de Segurança que trabalha em campo junto com os operadores. Recém casado, deseja fazer pós-graduação em logística.

Fale Conosco

Compartilhe nas redes sociais